Meio Ambiente, Social e Governança
Meio Ambiente, Social e Governança
A Centaurus Metals é comprometida com os princípios ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) em todos os aspectos das nossas operações.
Potencial de liderança global em pegada de carbono
O Projeto Jaguar tem potencial para se tornar um dos projetos de níquel mais importantes do mundo em termos de baixa pegada de CO2, o que o torna um investimento excelente para parceiros que buscam uma nova fonte de concentrado de níquel com baixa pegada de carbono.
A Centaurus contratou estudos independentes da empresa especializada em pesquisa ESG para os setores de metais e mineração, Skarn Associates, com o objetivo de avaliar as emissões de carbono previstas para o Projeto Jaguar.
Com base nos parâmetros do projeto definidos no processo de Engenharia de Valor do Jaguar, anunciado em maio de 2025, a Skarn concluiu que, uma vez em operação, a pegada de carbono do Jaguar ao longo de sua vida útil será inferior à de 90% da produção global de níquel.
Esse resultado reflete as características únicas do Projeto, que consiste em um depósito de sulfeto de níquel de alto teor (+30% Ni), lavrável a céu aberto e operado com energia 100% renovável, distribuída pela rede elétrica nacional de 230 kV no Brasil.
Durante a operação, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) classificadas como “E1” — referentes à produção de concentrado de níquel — deverão ser extremamente baixas, estimadas em 6,54 toneladas de CO₂ por tonelada de níquel equivalente, índice inferior ao de 90% da produção global atual de níquel.
As emissões no local da operação, classificadas como “E0”, serão ainda menores, com estimativa de apenas 1,62t CO₂/t NiEq.
O gráfico abaixo mostra a posição do Jaguar no cenário global, segundo a Curva de Intensidade de Emissões de GEE para Níquel (E1 GHG Emission Metrics®) da Skarn Associates:
Curva de Intensidade de GEE – Níquel (E1 GHG Emission Metrics®) | Skarn Associates

Os baixos níveis de emissão são resultado do alto teor de níquel proveniente de fontes lavráveis a céu aberto e, principalmente, do fato de que a Centaurus poderá adquirir energia da rede proveniente de fontes 100% renováveis.
Os níveis de emissão avaliados serão 85% inferiores à média da indústria (ponderada pela produção), atualmente estimada em 46,6 toneladas de CO₂ por tonelada de níquel equivalente.
Além dos benefícios ambientais, o uso de energia renovável no Jaguar também garante custos de energia extremamente baixos, com a tarifa estimada de fornecimento em apenas US$ 0,04/kWh.
O gráfico a seguir demonstra a posição do Projeto Jaguar de Níquel Sulfetado, do ponto de vista das emissões, em comparação com outras fontes de níquel Classe 1, bem como com níquel Classe 2 oriundo de diferentes processos produtivos.


Revegetação de Floresta Nativa
Há décadas, a área em torno do Projeto Jaguar tem sofrido com o desmatamento generalizado para pastagem e agricultura. Isso resultou na fragmentação das florestas nativas remanescentes.
A Centaurus vê agora uma oportunidade de reconectar esses fragmentos florestais para criar corredores ecológicos para a vida selvagem, tanto para o movimento da fauna como para a expansão do habitat da flora.
A empresa estabeleceu um projeto dedicado a reabilitação das plantas através de um viveiro. Com quatro colaboradores da região, estamos geminando sementes de 30 espécies de árvores nativas recolhidas localmente e cultivando mudas até o tamanho adequado para plantarmos nas áreas desmatadas.
Desde o início do programa em janeiro de 2022, mais de 32 hectares foram replantados com mais de 13.000 mudas nativas.

Uma estrutura ESG para a empresa
Em 2020, a Centaurus estabeleceu sua estrutura formal de política de ESG com base nas recomendações e princípios de dois marcos principais:
- Princípios do TSM (Towards Sustainable Mining ou Rumo a uma Mineração Sustentável) - um programa de sustentabilidade reconhecido mundialmente que apoia as empresas de mineração na gestão dos principais riscos ambientais e sociais;
- Princípios de Investimento Responsável (PRI) - uma rede internacional de investidores, apoiada pelas Nações Unidas, que trabalha em conjunto para contribuir com o desenvolvimento de um sistema financeiro mundial mais sustentável.
Ao longo da pesquisa e desenvolvimento dos projetos da Centaurus, a empresa continua empenhada em promover fortes relações com as comunidades próximas, bem como em garantir o cumprimento dos regulamentos ambientais locais. Todos os nossos projetos são supervisionados por uma equipe de gestão brasileira altamente experiente que permite a Centaurus trabalhar significativamente alinhada com as práticas das regiões.
A Centaurus visa apoiar as economias regionais através do(a):
- Desenvolvimento econômico e capacitação de mão de obra e fornecedores, por meio de oportunidades de contratação locais;
- Contratação local sempre que possível; e
- Criação de sistemas de apoio financeiro para financiar iniciativas das comunidades e programas de infraestrutura.
Algumas das iniciativas implementadas pela Centaurus na região em torno do Projeto Jaguar incluem:
- Todos os empregados da Centaurus que trabalham no Projeto Jaguar vivem na cidade local com suas famílias, solidificando a relação entre a empresa e a comunidade;
- Mais de 90% da força de trabalho atual do projeto, incluindo empregados e mão de obra terceirizada, são da região sudeste do estado do Pará;
- Até o momento, mais de 80% dos investimento na pesquisa e desenvolvimento do Projeto foram feitos com empresas regionais, por meio de contratos de sondagem, contratação de consultores e compra de equipamentos e suprimentos;
- A Centaurus construiu pontes, instalou bueiros e melhorou a estrada entre a cidade e o Projeto Jaguar. Atualmente, estão em curso outras melhorias em conjunto com os municípios. As estradas melhoradas tornam o deslocamento dos residentes significativamente mais seguro e menos demorado, especialmente durante a época de chuva;
- Coleta de dados extensivos sobre a flora, a fauna, a hidrologia e aspectos sociais da região que serão utilizados para preparar os programas ambientais e sociais a serem implementados durante a construção e operação do Projeto Jaguar. Estes programas têm como objetivo minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos do Projeto;
- Durante a coleta dos dados sociais, mais de 95% dos residentes da comunidade local que foram entrevistados eram a favor do projeto.
A Centaurus também realizou uma série de medidas visando o desenvolvimento das comunidades no entorno do Projeto Jaguar, tais como:
- Desenvolvimento do Programa Capacita Jaguar, cujo objetivo é treinar aproximadamente 1.500 residentes das cidades de São Félix do Xingú, Tucumã e Ourilândia do Norte para aumentar as oportunidades de emprego durante as fases futuras do Projeto Jaguar.;
- Implantação do Programa Parceiros do Jaguar, cujo objetivo é capacitar fornecedores locais para se tornarem fornecedores do Projeto;
- Doação de veículos, equipamentos médicos e insumos para combater a malária e apoiar os serviços de saúde na região;
- Campanha educativa para reduzir, reutilizar e separar o lixo doméstico e doação e instalação de quatorze coletores de resíduos recicláveis para Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu (incluindo as vilas de Ladeira Vermelha e Minerasul);
- Doação de um tanque de 10.000L de água para a vila de Minerasul.
- Doação de 8.000 litros de óleo diesel para o município de SFX, os quais foram usados para supressão de poeira e manutenção das estradas
- 000 L de diesel foram doados para as viaturas da Polícia Militar do Estado do Pará, com o objetivo de aumentar a presença policial na região e trazer mais segurança aos moradores e empresas;
- Supressão de poeira nas estradas da vila Minerasul e Ladeira Vermelha durante os períodos de seca;
- Durante a pandemia de COVID-19, a empresa doou mais de 400 kits de teste de COVID-19, 500 máscaras faciais e 5.000 jalecos aos municípios da região.
Além de diversas outras ações que serão implantadas durante as próximas fases do Projeto Jaguar.