Projeto Jambreiro de Minério de Ferro
O Projeto Jambreiro, 100% controlado pela empresa e localizado no sudeste do Brasil, é uma oportunidade de desenvolvimento em estágio avançado para até 3Mtpa de produção. Ele representa um ativo estratégico no setor de minério de ferro e aço brasileiro, principalmente com o prêmio existente no mercado de minério de alto teor (+65% Fe) atualmente.
A Centaurus concluiu um estudo de engenharia conceitual (PFS, sigla em Inglês) do Jambreiro em julho de 2019, que projetou uma produção inicial de 1Mtpa, capaz de gerar receitas de A$ 1,05 bilhão e EBITDA de A$ 533 milhões ao longo de seus 18 anos de vida útil. O estudo foi atualizado em maio de 2020, e seus resultados foram apresentados no Relatório Trimestral de junho de 2020, divulgado ao mercado em 29 de julho de 2020.
Desde a conclusão do PFS, os preços do minério de ferro e as taxas de câmbio se fortaleceram significativamente, aumentando ainda mais o potencial econômico do desenvolvimento proposto para o Projeto Jambreiro.
O mercado doméstico para o produto do Jambreiro (65% Fe) continua a ser a chave para destravar o valor que o empreendimento representa e avançar nas discussões de financiamento/parceria. A empresa continua avaliando as opções de compra/parceria para desenvolvimento do empreendimento.
Leia o anúncio do Estudo de Engenharia Conceitual do Jambreiro de julho de 2019 na íntegra.
Leia os detalhes da atualização do PFS do Jambreiro em maio de 2020 no relatório trimestral de junho de 2020.
Veja as Declarações de Reservas e Recursos do Jambreiro.